Obra será entregue no domingo, 22 de junho, às 13h30, reforçando o compromisso com a arte, a cultura e a integração dos migrantes
A arte ganha voz e movimento na III Semana do Migrante em Toledo com a entrega do painel “Espontâneo Ubuntu”, obra do artista plástico Isaac Souza de Jesus. A cerimônia está marcada para o domingo, 22 de junho, às 13h30, na sede da Embaixada Solidária.
Isaac, reconhecido por sua sensibilidade artística e compromisso social, é autor do painel que decora a primeira sede da Embaixada Solidária, considerado um dos murais mais belos e emblemáticos da cidade. Ao longo dos anos, o artista tem doado suas obras para a entidade, estreitando um vínculo profundo com a causa dos migrantes, refugiados e apátridas que a organização acolhe.
Sua arte não apenas embeleza espaços, mas traduz em cores e formas a diversidade, a união e a dignidade que são pilares da Embaixada Solidária. O “Espontâneo Ubuntu” — título que remete à filosofia africana de humanidade compartilhada — reforça essa mensagem de pertencimento e solidariedade, valores que perpassam todo o trabalho da organização.
A fundadora da Embaixada Solidária, a jornalista Edna Nunes, amiga de longa data do artista, destaca:“Isaac é o artista que, com muita naturalidade e talento, conseguiu desenhar meu coração e meus ideais na parede.”
Mais do que um artista, Isaac tem sido um elo fundamental em diversas ações sociais da Embaixada Solidária. Durante a pandemia, foi através dele que a CUFA e a Petrobras doaram dezenas de botijões de gás para mulheres em situação de vulnerabilidade social. Além disso, o Boticário disponibilizou álcool em gel e máscaras para migrantes, recursos que foram essenciais para salvar vidas em um momento de escassez.
A entrega oficial do painel integra a programação multicultural da Semana, que busca valorizar as expressões culturais dos povos migrantes e destacar o papel da arte na construção de uma convivência respeitosa e plural. O mural convida à reflexão sobre a importância do acolhimento e do diálogo intercultural, tornando-se um marco simbólico na cidade.
A parceria entre Isaac e a Embaixada Solidária é marcada pelo gesto generoso do artista em colaborar com a visibilidade das comunidades migrantes, fortalecendo o vínculo entre arte e cidadania. Sua obra é uma ponte entre culturas, inspirando a transformação social por meio da criação artística.
A III Semana do Migrante conta com o apoio da Secretaria de Cultura de Toledo, por meio da Lei Paulo Gustavo e do Edital de Chamamento Público nº 024/2024 da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), que garantem recursos para iniciativas culturais que promovem a diversidade e o fortalecimento dos direitos humanos.