Eventos Noticias

Toledo sedia evento ‘Cidades Antirracistas’ com a presença da Embaixada Solidária, que destaca a importância de políticas públicas e recursos para combater o racismo

O trabalho da ES inspira e dá suporte à construção de políticas públicas que valorizem a dignidade humana e promovam a igualdade de oportunidades para todos os cidadãos.

Toledo, 28 de maio de 2025 – Um generoso bom dia em francês marcou o início da participação da Embaixada Solidária, representada por seu Diretor Jurídico, Dr. Pierre Erick Bruny, no evento Cidades Antirracistas, realizado ontem em Toledo. O evento, que reuniu diversas autoridades e representantes da sociedade civil, teve como objetivo promover a reflexão e o debate sobre a implementação de políticas públicas contra o racismo nas cidades brasileiras.

Esse encontro foi o primeiro do gênero na região Oeste do Paraná, reunindo prefeitos e representantes das secretarias municipais para ouvir do Ministério Público, da CEMIP (Comissão Estadual de Mobilização e Implementação de Políticas) e outras entidades sobre o projeto de implementação nas cidades para torná-las antirracistas. Durante o evento, foi detalhada a criação de um selo que visa certificar as cidades que adotarem ações concretas e eficazes para o enfrentamento do racismo. Para se qualificar, municípios com mais de 50 mil habitantes precisam alcançar um mínimo de quatro selos, como, por exemplo, o selo de letramento da comunicação.

O evento teve como propósito convocar as cidades para ouvir sobre o processo de implementação das políticas antirracistas. Espera-se uma série de ações, como a implementação correta das leis, especialmente no setor da educação. O convite também foi para que a sociedade faça parte da construção. O objetivo é que os municípios se inscrevam e, em novembro, participem do evento em Curitiba, onde serão entregues os selos de bronze, prata e ouro para aqueles que implementarem as ações propostas.

A Embaixada Solidária, representada por Dr. Pierre Erick Bruny, destacou que o trabalho humanitário e de garantias dos Direitos Humanos realizado em Toledo, através de iniciativas como a Embaixada Solidária e outros parceiros, tem se mostrado um exemplo de acolhimento e apoio a políticas públicas de inclusão e igualdade racial. “A Embaixada Solidária, há 11 anos, vem trabalhando incansavelmente para diminuir as distâncias entre países, culturas e, especialmente, entre os povos. Enfrentamos diariamente o racismo e a xenofobia, e é nosso dever fazer parte da construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, afirmou Dr. Pierre, reforçando o papel essencial da Embaixada na luta contra a xenofobia e o racismo na região.

O evento também foi uma oportunidade para ressaltar o papel fundamental da cidade de Toledo, através de sua população, na manutenção da Embaixada Solidária, com apoio da população local. Dr. Pierre destacou que a luta antirracista exige não apenas eventos e títulos simbólicos, mas a implementação de políticas públicas efetivas, incluindo a destinação de recursos para a igualdade racial no Plano Plurianual (PPA) e na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). “Um evento como esse é um marco importante, um selo é um importantíssimo incentivo, mas a ação é transformadora e nós precisamos dela para chegar com passos firmes na esfera da igualdade de direitos”, afirmou Bruny.

“Uma cidade antirracista precisa ter políticas públicas e recursos específicos. Antirracismo sem ações concretas e orçamentos definidos é utopia”, declarou o Diretor Jurídico da Embaixada.

O prefeito Mario Costenaro também se pronunciou durante o evento e agradeceu a presença e a contribuição da Embaixada Solidária, destacando a importância do trabalho da organização para a construção de uma sociedade mais inclusiva e justa.

O presidente da Câmara de Vereadores, Gabriel Baierle, destacou a relevância do trabalho da Embaixada Solidária, enfatizando que a Câmara de Vereadores de Toledo tem a preocupação em garantir a inclusão da organização na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e no Plano Plurianual (PPA). Baierle afirmou que a inclusão da Embaixada na LDO e no PPA já está em curso, devido à importância da pauta e do trabalho da Organização da Sociedade Civil (OSC) na garantia dos direitos humanos, justiça e igualdade para todos.

A Embaixada Solidária foi convidada pela Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social: Infância, Juventude, Pessoa Idosa e Família, responsável pela organização do evento e com o compromisso da Secretaria com a inclusão e com a luta contra o racismo. Pierre destacou a importância da colaboração entre o poder público e a sociedade civil para promover um futuro sem discriminação.

Em sua fala, Dr. Pierre também trouxe à tona questões essenciais para as cidades, como a redução da mortalidade infantil entre crianças negras, o respeito as mulheres, o acesso à educação, ao esporte e à cultura para jovens e adolescentes, além do respeito pelos idosos. Ele concluiu sua participação com uma reflexão sobre o papel de todos na luta contra o racismo, destacando a importância da união e do esforço coletivo.

“A verdadeira mudança começa no olhar e na ação de cada um de nós. A luta contra o racismo é constante, mas quando estamos juntos, temos força para conquistar um futuro mais justo”, finalizou Dr. Pierre.

COMPROMISSO E IMPACTO SOCIAL – A presença da Embaixada Solidária no evento reforça seu compromisso com a promoção da igualdade racial e social, atuando como um aliado do poder público e da sociedade civil. A Embaixada, que se orgulha de ser uma ponte de apoio para aqueles que enfrentam a discriminação e o preconceito, reafirma sua disposição em contribuir com a construção de um futuro sem racismo.

REFLEXÃO – “Portanto, ao refletirmos sobre o caminho que temos pela frente, pergunto a todos: o que estamos dispostos a fazer, como indivíduos e como comunidade, para que a próxima geração não precise lutar as mesmas batalhas que nós enfrentamos hoje? Será que a verdadeira mudança começa com o nosso olhar e ação diárias? Que legado queremos deixar para nossos filhos, para todos os povos e para as futuras gerações?”. A provocação marcou a conclusão do discurso do advogado que atua como voluntário na Embaixada Solidária e nasceu no país caribenho (Haiti). Bruny é fundador e líder do movimento MALE (Mouvman Aysyen Lib e Endepandan), ou Movimento dos Haitianos Livres e Independentes, que atua com a diáspora haitiana ao redor do mundo e no Haiti, com apoio à população e iniciativas para sua formação cidadã e política.

FOTOLEGENDA: Embaixada Solidária reforça compromisso com a igualdade racial em evento ‘Cidades Antirracistas’ em Toledo.

Créditos Fotográficos : Marcelo Camboim

Contáctanos

contato@embaixadasolidaria.ong.br

+55 45 99935 3486

es_ESSpanish