Inmigrantes Noticias

Embaixada Solidária valoriza cultura brasileira e celebra 11 anos com oficina de forró durante Semana do Migrante

Atividade resgata o forró como patrimônio cultural, une migrantes de diversas nacionalidades e marca a trajetória de cuidado e pertencimento da Embaixada em Toledo.

A dança, com seus ritmos e abraços, sempre foi uma linguagem universal. E foi com passos marcados pelo baião, pelo xote e pelo arrasta-pé que a sede da Embaixada Solidária, em Toledo, ganhou vida e alegria em mais uma atividade da III Semana do Migrante. A Oficina de Forró, ministrada pelo Trio Forró di Fuguera  foi um ato simbólico de celebração, encontro e memória.

O evento, realizado no domingo (22), reuniu dezenas de migrantes, voluntários e moradores da cidade, que se emocionaram ao aprender e compartilhar os passos da tradicional dança nordestina. O forró, expressão popular nascida entre o povo do sertão, guarda em sua essência a capacidade de unir pessoas, contar histórias e manter vivas as tradições do Brasil profundo.

Entre o som de uma sanfona e outra, os instrutores ensinaram aos participantes os fundamentos da dança, explicando seus diferentes estilos, como o xaxado, baião e arrasta-pé. Os pares se formaram espontaneamente, misturando sotaques, origens e idades. O salão da Embaixada foi transformado em um espaço de alegria e integração, onde a música foi o elo entre culturas tão diversas.

Logo após a oficina, teve início o tradicional arrasta-pé, com música ao vivo e comidas típicas compartilhadas entre os participantes. O clima era de festa, e o ritmo do forró aqueceu a noite e os corações.

PERTENCIMENTO – A escolha do forró para marcar o aniversário da Embaixada Solidária tem um profundo valor simbólico. Assim como a dança surgiu para reunir pessoas em torno da música e da celebração comunitária, a Embaixada nasceu, em 2014, como um ponto de encontro, afeto e acolhimento para migrantes e refugiados que chegam à região em busca de recomeço.

Nestes 11 anos de história, a Embaixada Solidária já atendeu mais de 30 mil pessoas em toda a região oeste do Paraná, seja no acolhimento, treinamento ou outros serviços prestados gratuitamente à comunidade e à rede pública. Sua atuação transformou Toledo em uma referência nacional em políticas de acolhimento e valorização da diversidade cultural.

Assim como o forró atravessou fronteiras sem perder suas raízes, a Embaixada também atravessa realidades, rompendo fronteiras simbólicas e criando pontes entre povos, saberes e esperanças.

A III Semana do Migrante é uma realização da Embaixada Solidária, com o apoio da Secretaria de Cultura de Toledo, por meio da Lei Paulo Gustavo e do Edital de Chamamento Público nº 024/2024 da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). O projeto é viabilizado com recursos da Lei Complementar nº 195/2022, que fomenta iniciativas culturais em todo o país.

Contate-nos

contato@embaixadasolidaria.ong.br

+55 45 99935 3486

Instagram
pt_BRPortuguese